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  • Foto do escritorAfonso Wurzius

Gamificação na Educação: Aventura de Aprendizado para Administradores


No dia 11 de junho, os alunos da 1ª fase do Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram de uma atividade inovadora e empolgante chamada "Missão UFFS". Desenvolvida pelo Gamificou, essa experiência foi projetada para promover o trabalho em equipe, a competição saudável e o conhecimento dos principais locais da universidade, tudo através de uma série de etapas lógicas lineares espalhadas pelo campus, uma maneira imersiva de promover a gamificação na educação.


gamificação para aula

O Cenário da Missão


A narrativa do jogo foi cativante desde o início: algo de imenso valor para o curso de Administração havia desaparecido do escritório do reitor. Sem esse documento crucial, o futuro dos administradores da UFFS estaria em risco. Cabia aos estudantes resgatar esse item vital, aplicando os quatro pilares fundamentais da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.


Gamificação na educação


Os alunos foram divididos em quatro equipes, cada uma enfrentando uma série de enigmas que desafiavam suas habilidades estratégicas e práticas. Cada enigma resolvido representava um passo adiante na busca pelo documento desaparecido. Com apenas 90 minutos e três dicas à disposição, a pressão era grande para que eles mostrassem suas competências.


Regras e Desafios


Durante a missão, foi enfatizado que trapaças e espionagens não seriam toleradas, e que cada infração seria punida. Os participantes não podiam se afastar de suas equipes ou usar força demasiada em qualquer etapa da jornada. Essas regras garantiram que o jogo fosse justo e que todos tivessem a oportunidade de demonstrar suas habilidades dentro dos parâmetros estabelecidos.


Explorando a UFFS


Os futuros administradores tiveram que percorrer diversos locais estratégicos da universidade, incluindo salas de aula, laboratórios de administração e informática, o Empreende Lab, o coworking das empresas juniores, a biblioteca, a secretaria acadêmica, a sala dos professores,a sala de podcast, entre outros. Essa caçada ao tesouro não apenas os desafiou intelectualmente, mas também os ajudou a se familiarizar com as instalações da UFFS, fomentando um senso de pertencimento e conhecimento sobre o ambiente acadêmico.


Os Pilares da Administração em Ação


Cada etapa do jogo foi cuidadosamente projetada para refletir os quatro pilares da Administração. Os estudantes precisaram planejar suas ações, organizar suas equipes, dirigir suas atividades com eficácia e controlar o progresso para garantir que estavam no caminho certo. Essa aplicação prática dos princípios administrativos proporcionou um aprendizado significativo aos discentes, que levarão esta experiência ao longo de sua jornada.


Agradecimento Especial


O Gamificou gostaria de agradecer à UFFS e ao professor Humberto Tosta pela confiança e parceria. Foi um prazer proporcionar essa experiência enriquecedora e desafiadora aos futuros administradores, e esperamos que os conhecimentos e habilidades desenvolvidos durante a "Missão UFFS" continuem a inspirar e capacitar os alunos em suas futuras carreiras.


"A estratégia de gamificação é importante para aprimorar e adensar os aprendizados, além de desenvolver competências importantes para a vida, como flexibilidade, planejamento, liderança e criatividade" - Humberto Tosta

O Gamificou se orgulha de transformar desafios em oportunidades de crescimento e aprendizado!


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